SDG

terça-feira, 28 de agosto de 2012

APRENDER A AJOELHAR E LEVANTAR

Quando Cornélio se encontrou com Pedro na entrada de Cesaréia, o militar romano ajoelhou-se e curvou a cabeça diante do ex-pescador da Galileia. Imediatamente, Pedro fez com que ele se levantasse e disse: “Fique de pé, pois eu sou apenas um homem como você.” Atos 10:26.

O ser humano não pode ser tratado como um deus por outro ser humano, nem pode desejar tal coisa para si mesmo pois Deus está acima de qualquer ser angelical e de qualquer pessoa conforme está escrito: “Temam o Senhor, o Seu Deus, e só a Ele prestem culto.” Deuteronômio 6:13; Mateus 4:11.

O verdadeiro cristão precisa aprender a executar duas artes gêmeas:
1) a arte de levantar os que estão indevidamente ajoelhados; e
2) a arte de fazer ajoelhar os que estão indevidamente em pé. 

Ambas são difíceis e requerem sabedoria e coragem.

Mesmo diante de contínuas e exageradas palmas o ser humano não pode jamais se esquecer de que é um ser humano. Mesmo gostando de colecionar muitos títulos e diplomas, muitas coroas e cetros, muita importância e dinheiro, ele não pode perder a cabeça nem aceitar qualquer tipo de veneração ou adoração reservada unicamente a Deus.

A história bíblica e a história secular ensinam que as pessoas que se deixam glorificar como "deus" podem ser vergonhosamente humilhadas como aconteceu com Herodes Antipas I, que não fez nenhum esforço para tirar a impressão dos fenícios de que ele fosse um "deus" e não um homem, provocando com isso o juízo imediato de Deus. Esse Herodes, neto de Herodes, o Grande (aquele que mandou mantar as crianças de Belém), morreu comido de vermes dez anos depois da ressurreição de Jesus (Atos 12:23).

O ensino bíblico é que ninguém deve ser ajoelhar diante de qualquer figura, imagem, astro, anjo, ser humano canonizado, autoridade religiosa (como era o caso de Pedro) ou potestade do ar. A esperança cristã é que, pelo menos na plenitude da Salvação, todos os joelhos se curvem diante de Jesus. Encontramos essa ordem de Deus em toda a Bíblia: Salmos 22:29; Isaías 45:23; Romanos 14:11; Filipenses 2:9-11.

Na prática o que aprendemos aqui é que nada é mais importante do que a obrigação de levantar quem está indevidamente ajoelhado e de pôr de joelhos quem está indevidamente em pé!

Colaboração Pb. Osni Rullo, C.P.Suarão - Itanhaém / SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Plano de leitura bíblica em um ano da Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura bíblica em um ano da Sociedade Bíblica do Brasil

Blogs interessantes

"Os céus proclamam a glória de Deus..." SL 19:1 - imagens do satélite espacial Hubble - NASA / USA

Loading...