SDG

quinta-feira, 7 de abril de 2011

LEMBRE-SE DO DIA DAS TREVAS

Creia! Depois da tempestade vem a bonança...
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral Boletim 03.04.11

Estudo Bíblico 07.04.11

"Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade." Eclesiastes 11:8.

O livro de Eclesiastes (ou "O Pregador") é também chamado de "Livro da Sabedoria de Salomão", escrito por ele mesmo o rei mais sábio que Israel teve. "Eclesiastes tem sido considerado uma obra apologética, isto é, uma tentativa de defender a fé em Deus através de respostas a argumentos negativos. (...) O livro freqüentemente parece expressar uma perspectiva secular, argumentando que a vida não tem sentido. Diante de tais argumentos o autor chega à conclusão de que a fé em Deus é o único caminho para a realização humana. (...) Eclesiastes é dirigido ao povo de Deus (...) àqueles que conhecem os Seus caminhos, mas os acham difíceis e perturbadores." (A Bíblia de Genebra, pg. 768).

No versículo citado acima (Ec 11:8) notamos essa característica considerada por muitos como negativista; porém, numa releitura fria e racional, isenta do emocionalismo tão comum à nossa cultura, concordaremos que é uma visão realista da vida. O sentido é que por mais que tenhamos alegrias na vida, haverá também o dia das trevas, que nada mais é do que o dia da dor e da tristeza. Deus nunca nos enganou, Ele jamais disse que a vida seria como um caminho coberto de pétalas de rosas. Pelo contrário, devemos nos preparar para o dia mau (Ef 6:13), porque nesse mundo teremos aflições (Jo 16:33). Confiemos no Senhor Jesus, que nos anima e fortalece. Ele venceu! NEle nós também venceremos (Sl 34:19; Rm 8:37).

Por fim, devemos nos lembrar do dia de trevas, diz o texto sagrado. Isso porque em tais dias é que geralmente aprendemos grandes lições com o nosso querido e amado Deus. Se Ele nos permite passar por tais situações, é porque tem algo a nos ensinar (Sl 119:71). Podemos não entender muitas coisas,mas sabemos que o dia de trevas existe para nos aproximar mais do Senhor, buscando nEle o refúgio e as forças de que necessitamos para vencer as lutas da vida. Lembremos sempre disso...

Como iremos passar por este dia? Louvando e glorificando, ou murmurando e blasfemando? Que possamos aprender a confiar mais e mais em Deus, e depender dEle sempre.

Uma ótima semana e que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Plano de leitura bíblica em um ano da Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura bíblica em um ano da Sociedade Bíblica do Brasil

Blogs interessantes

"Os céus proclamam a glória de Deus..." SL 19:1 - imagens do satélite espacial Hubble - NASA / USA

Loading...